Não tem pior filme de terror do que Hollywood mexer com aquilo que não deveria ser mexido. Né verdade? Mas como o dinheiro sempre fala mais alto, não tem jeito… acabam fazendo besteira. Resultado? Alguém tem que arrumar a bagunça. E foi isso que aconteceu com Halloween H20 (1998).
Afinal o arco do universo de Michael Myers e Laurie Strode tinha encerrado em Halloween: O Pesadelo Continua (1981). Inclusive foram palavras de John Carpenter.
Mas como quem tem limites é município, eis que resolveram ressuscitar Michael Myers e criar enredos absurdos (alguns deles até que interessantes). Assim, foi preciso dar uma segurada e amarrar as pontas soltas desse rolê.
E nada mais justo fechar com chave de ouro, fazer um confronto com o ícone da franquia – Laurie Strode. Afinal, Michael Myers queria encabeçar novos projetos e fazer uns feats aí. Além de fazer umas participações em Games – com contrato de exclusividade – e ser Coach para novas produções de Slashers. Hehehe…
Enfim, #FreeMichaelMyers
E esse feat finalmente saiu. Quer dizer… tentaram fazer acontecer em Halloween H20 – 20 Anos Depois (1998). Que é uma continuação direta dos dois primeiros, ignorando os demais (Graças). Mas de novo… fomos trollados…
Porque Em 2002 fizeram uma sequência, chamada Halloween: Ressurreição. Onde nos minutos iniciais, Laurie Strode é morta por Michael… Aff… E o que aconteceu?
É preciso arrumar esse cânone (narrativa oficial) mais uma vez.
Por isso, Halloween (2018) chegou para dar um basta nisso. Sendo assim, esta última produção é uma continuação direta do primeiro filme, e aumentou a lista das sequências que foram desconsideradas. E foi preciso John Carpenter retornar como produtor executivo, para fazer esse confronto acontecer respeitando a ideia original (Ufa!).
Sendo assim, H20 foi esquecido no churrasco, passando de cânone (narrativa oficial), para Legends (Lendas). Ou seja, tudo que vimos nas sequências que foram ignoradas, agora não passam de imaginação popular, dentro do universo Michael Myers – que também podemos chamar de Fan Fic, você escolhe.
Mas como H20 possui Easter Eggs icônicos, que vão desde encontro de gerações de Scream Queens, a referências e homenagens de clássicos do terror. Não tinha como desconsiderá-lo, sem reverenciar cada uma dessas pérolas.
Por isso, o Caçadores de Easter Eggs do Questão D de hoje tem como foco Halloween H20 (1998).
Então vem comigo, porque precisamos analisa-los e entender sua importância no universo de Michael Myers. #Partiu.
Halloween H20 | Estava Todo Sob Controle, Mas…
Bem antes de prosseguir, precisamos entender a narrativa de H20, afinal se passaram 20 anos desde primeiro filme, então precisamos atualizar esse rolê.
E nele descobrimos que Laurie Strode (Jemie Lee Curtis) não morreu, apenas mudou seu nome para Keri Tate, para nunca ser encontrada por Michael Myers. Sendo que no início do filme, descobrimos que foi noticiado que nossa heroína tinha morrido em um acidente de carro.
Afinal, se a polícia nunca conseguiu prender seu irmão, então o jeito é se proteger com aquilo que se tem disponível – o famoso “é que tem pra hoje”.
PS: Vale lembrar que aqui no filme, ainda é mencionado que Michael e Laurie são irmãos, algo que foi desconsiderado em Halloween (2018). Sendo assim, não se espante quando eu mencioná-los dessa forma neste post.
Kerie (Laurie) trabalha como professora em um colégio interno, tem um filho adolescente, John Tate (Josh Hartnett). Ambos residem nesse colégio e ela vive um dia de cada vez. Afinal, ela sofreu um trauma pesado, e lidar com depressão e problemas com álcool, é mais delicado do que se pensa.
E é na época de Halloween que suas crises aumentam. E com isso, nem ela e o filho saem de casa, por conta desse passado traumático. Mas John está com 17 anos e começa a questionar essas regras, com a justificativa que ele está deixando de viver sua adolescência nestes feriados. Quem nunca usou essa justificativa?
Mas como todo coração de mãe não é de gelo, Kerie deixa John ir ao passeio que o colégio estava organizando. Afinal, seu filho está virando um homem e ele precisa caminhar com seus próprios pés. Só que John Tate e seus amigos, decidem não irem ao passeio, e sim aproveitar o feriado escondidos no colégio. Hum… só aí já sabe que vai dar ruim né?
E vai dar ruim mesmo, pois Michael Myers invadiu a casa do Dr. Loomis e robou os arquivos do escritório dele, onde tinham informações confidenciais de Laurie Strode. Inclsuive guarde essa informação, pois já vamos falar dela. É eu sei, você deve estar se perguntando como ele já foi certo no arquivo confidencial e foi estrada á fora atrás de Laurie? Então eu te respondo: “Não sei…”.
Até porque ninguém engoliu a história dele viver 15 anos em um sanatório e alguém ter ensinado ele a dirigir, enquanto ele estava lá dentro… Detalhe mencionado em 1978.
Então aproveita e deixa seu comentários com sua teoria sobre esse assunto, e vamos juntos tentar encontrar uma explicação coerente.
E depois de pegar uma estrada longa, roubar um carro em um banheiro de beira de estrada. – que por sinal cena tensa, pensei que a mãe e a filinha iriam ser suas vítimas. Mas ele apenas roubou sua bolsa. Ufa!!! – finalmente Michael chega na cidade próxima do colégio onde Keri Tate trabalha.
E olha só que coincidência (sqn!) ele vê sua irmã e o filho discutindo do outro lado da rua. Então segue eles até o local.
E a partir daí começa o jogo de nervos e o grande encontro entre Michael e Laurie, deixando várias vítimas.
Halloween H20 | E seus Easter Eggs
Bem, vamos adentrar em mais detalhes do enredo, pois o foco é em seus Easter Eggs, se você quiser que eu faça uma análise do filme, deixe seu comentário com a hashtag #QueroReviewdeH20. Okay?
Sendo assim, chegamos a cereja do bolo do post. Então pegue seu caderno de anotações e vamos começar nossa análise.
1-O Retorno da Enfermeira Marion – Aliada de Dr. Sam Loomis
Quem assistiu Halloween: Uma Noite do Terror (1979) vai lembrar de Marion, a enfermeira que é atacada por Michael Myers nos primeiros minutos do filme. Ela a Dr. Loomis iam realizar a transferência de Michael Myers, mas ao chegarem encontram o sanatório sem luz e com todos os pacientes soltos, durante uma noite chuvosa.
Vale lembrar que Halloween 2: O Pesadelo Continua (1981), Marion retorna e dá a noticia ao Dr. Loomis que Laurie Strode é irmã de Michael Myers, e que tinha uma pasta secreta que foi revelada com esses detalhes.
Lembra que comentei que Michael invadiu a casa de Dr. Loomis e rouba uma pasta com as informações de Laurie? Pois é, justamente essa pasta mencionada no segundo filme.
Logo, tivemos o resgate desse detalhe, que foi jogado em nossa cara em 1981, e finalmente trouxeram de volta. E o mais legal de tudo é que Nancy Stephens, volta viver seu personagem. Só que com um pequeno detalhe… dessa vez ela é morta por Michael Myers – algo que ele tentou fazer em 1979 e 1981.
Ou seja, tivemos 03 referências em 01 personagem. Você percebeu isso?
2-Menção Honrosa a Dr. Sam Loomis
Infelizmente Donald Pleasence, nosso eterno Dr. Loomis, nos deixou em 1995, enquanto estava se recuperando de uma cirurgia cardíaca. Mas como ele é uma figura importante no cânone de Halloween, nada mais digno que ter sua figura em fotos e áudios para marcar sua presença no filme.
Até porque, ele foi o responsável em despertar nossa curiosidade de entender a mente de Michael Myers, que matou sua irmã Judith Myers quando tinah 06 anos de idade, e foi internaod no sanatório. Além disso, dr. Loomis dizia que o garoto era apático, sem consciência e pura maldade…
Vale lembrar que em Halloween: O Pesadelo Continua (1981) ele é procurado pelo governo de Grooth, para questionar seu programa de saúde mental, devido o acharem o principal responsável pelo caos em Haddofield. Ou seja, ele sempre foi uma peça fundamental em todo esse rolê.
3-Janet Leigh e Jamie Lee Curtis | O Conselho Maternal…
Sem dúvida este é um dos Easter Eggs mais icônicos de H20. Afinal, ele possui elementos históricos do cinema, com um toque maternal. E só para você ter ideia, foram exatamente 1m17s de pura referência.
Nele tivemos encontro de duas gerações de Scream Queens do cinema: Janet Leigh Jamie Lee Curtis. Onde, Janet Leigh é a nossa eterna Marion Crane de Psicose (1960) de Alfred Hitchcock – primeira protagonista que morre nos 30 primeiros minutos de tela, e que eternizou a icônica cena do chuveiro. E Jamie Lee Curtis a nossa Final Girl da franquia Halloween – dispensa apresentações, afinal ela está em casa.
Outro ponto alto da cena é a forte referência ao filme que a eternizou Janet Leigh no cinema. O primeiro deles é a trilha sonora de abertura de Psicose que ganhou uma nova roupagem em H20. Confira as duas versões abaixo:
A segunda referência é o mesmo modelo de carro (Ford Sedan 1957) com a mesma placa, que foi usado em Psicose. Como você pode ver na foto abaixo, não foi mera coincidência.
A Terceira referência é o nome do personagem de Janet Leigh que se chama Norma. Quem é fã de Psicose, vai lembrar que Norma é o nome da mãe de Norman Bates – peça fundamental do quebra-cabeça do filme.
Eu sei que não cabe a mim, mas se me permitir ser um pouco maternal, eu não gosto de vê-la assim… Eu já vi isso antes…
Leigh, Janet (Halloween H20, 1998)
A frase acima tem a ver com a quarta referência. Caso você não saiba a saudosa Janet Leigh é mãe de Jemie Lee Curtis na vida real. Por isso, essa frase soou forte, pois é uma espécie conselho entre Scream Queens.
Agora você entende que estes 1m17s tem um grande peso em H20? Você já conhecia todos ele? Me conta nos comentários.
4-Scream 2 (1998) Dentro de Halloween H20
Quem assistiu Scream (1996) lembra que o diálogo era carregado de forte referências do filme Halloween (1978). Inclusive, uma das cenas é a reunião dos estudantes para assisti-lo, além da comparação do Modus Operandi de Michael Myers e Ghost face.
Pois é, tivemos essa menção de Scream em H20, quando Molly Cartwell (Michelle Williams) e Sarah Wainthrope (Jodi Lyn O’Keefe) estão se arrumando em seu quarto no colégio interno, e está passando na tv Screm 2. Seria um ato de gratidão?
Também, mas caso você não saiba o roteirista de Scream (1996), Kevin Wiilianson, escreveu rascunho de H20. Só que devido questões internas e burocráticas, ficou decidido que ele não seria o roteirista, mas ele foi creditado como diretor executivo da produção.
Logo, a cena de quase 7s de tela, vai muito além do que um ato de gratidão…
5-A Icônica Olhada na Janela
Quem lembra da famosa cena em Halloween (1978) em que Laurie Strode, durante a aula, olha para janela e avista Michael Myers a encarando, e logo em seguida é interrompida com a pergunta de sua professora, e quando vai olhar novamente, ele não está mais lá.
Pois é, essa cena foi novamente vivida aqui, só desta vez a protagonista foi Michelle Williams. E acontece tudo do mesmo que vimos em 1978. Só que desta vez a professora é Laurie Strode, que agora se chama Keri Tate.
Vale lembrar, que essa cena clássica da janela, também é reproduzida em Scream (1996), com Sidney Prescorr (Neve Campbell). Ou seja, Halloween de John Carpenter e Debra Hill sendo uma referência básica a outros sucesso do terror.
Como falei no inicio do post, Halloween (2018) é uma continuação direta de Halloween (1978), e desconsidera todas as outras continuações, inclusive o segundo filme. Logo, H20 deixa de ser oficial e vira uma lenda dentro da franquia de Halloween.
Inclusive isso é mencionado na produção de 2018, quando a neta de Laurie Strode, Allyson Nelson (Andi Matichack) comenta com seus amigos que a história de sua avó ser irmã de Michael Myers, não passa de uma lenda que criaram. Ou seja, o enredo em si responde várias dúvidas dos fãs.
Vale lembrar que vem aí mais duas sequências: Halloween Kills (2021) e Halloween Ends (2022). Sendo que o primeiro seria lançado em outubro de 2020, mas devido a pandemia seu lançamento ficou para outubro de 2021.
Se você ficou ansioso? Então confere o teaser de Halloween Kills (2021), porque não vou passar ansiedade sozinho. Hehehe…
Trailer
E aí gostou de analisar os Easter Eggs de Halloween H20? Você já assistiu esse filme? Eu esqueci de mencionar alguma coisa? Deixe seu comentário
Compartilhe este post com aquele seu amigo que é fã da franquia Halloween e ajude a fortalecer os fãs da cultura pop.
Até o próximo post.
Ficha Técnica:
Título Original: Halloween H20 – Tweenty Years Later
Gênero: Suspense, Terror
Direção: Steve Miner
Elenco: Jemie Lee Curtis, Josh Hartnett, Michelle Williams, Jodi Lyn O’Keefe, LL Cool J, Janet Leigh, e outros
Classificação: 14 anos
Duração: 86 minutos
País: EUA
Ano: 1998
Trailer