Como Guillermo Del Toro discute o lado sombrio do ser humano? Qual sua principal mensagem?

Se fosse resumir O Beco do Pesadelo (Nightmare Alley, 2021) em uma palavra, eu chamaria de consequências. Inclusive uma  frase que se encaixa muito bem aqui é “Quer conhecer o caráter de uma pessoa? Dê-lhe o poder”. O que não  deixa de ser uma verdade, não é mesmo?

E ao olhar a jornada de Stan Carlisle (Bradley Cooper), você se pergunta:

  • Se fosse comigo, eu faria diferente?
  • Analisando minha jornada como eu usaria este poder de Stan?
  • Será que eu vivo a minha história verdadeira ou a que eu criei?

São perguntas difíceis de responder e um pouco assustadoras, né verdade? Afinal, ninguém foi ensinado a se reerguer a partir de suas próprias fraquezas, e sim a partir das fraqueza dos outros… E é aí que mora o perigo. Porque crescer puxando o tapete do coleguinha, passa uma falsa sensação de ser estratégico, mas no final você sempre vai colher aquilo que plantou…

E isso me lembra muito a frase de Pete Krumbein (David Strahairn) no filme:

Quando um homem acredita em suas próprias mentiras. Começa a crer que tem o poder.

Pete Kumbreim (O Beco do Pesadelo, 2021)

Será que essa frase reponde as três perguntas acima? Vamos a análise do filme e depois você me responde nos comentários. Combinado?

Então vem comigo, por que o Questão D tá On, e hoje com o filme O Beco do Pesadelo (2021). #Partiu.

O Beco do Pesadelo | Sinopse

O Beco do Pesadelo (NIghtmare Alley, 2021) | Stanton Carlisle (Bradley Cooper) fumando e olhando para a entrada do circo | Questão D
Bradley Cooper em O Beco do Pesadelo (Nightmare Alley, 2021)

O filme vai contar a história de Stanton Carlisle (Bradley Cooper), que em 1939 resolve esquecer seu passado, para escrever uma nova história em sua vida. Inclusive a sequência inicial dele escondendo um corpo, incendiando a casa e partindo em seguida, reforça este objetivo do personagem. E abrindo um parêntese aqui, a cena dele indo embora, enquanto a casa pega fogo, é uma bela fotografia – você também achou?

E assim, sem um rumo definido, Stan pega estrada à fora. E ao chegar no fim da linha de seu ônibus, ele avista um parque de diversões, e resolver conhecê-lo. E o seu primeiro contato é com a atração de um “homem selvagem”. Que nada mais é que uma sessão de tortura e maus tratos, tanto aos animais, quanto ao homem – uma cena angustiante por sinal.

Como o parque de diversões estava de partida para uma temporada em outra cidade, o proprietário Clem Hoatley (Willen Dafoe),  o contrata para ajudar no carregamento da mudança. Mas como ele simpatiza com o rapaz, ele resolve oferecer um trabalho fixo no circo. E aí que Stan conhece os bastidores de sobrevivência e o show de horrores que é levar este tipo de entretenimento…

O Beco do Pesadelo (NIghtmare Alley, 2021) | Stanton Carlisle (Bradley Cooper) na frente e Zeena (Toni Collete) pensativos | Questão D
Bradley Cooper e Toni Collette em O Beco do Pesadelo (Nightmare Alley, 2021)

E é durante esse período que ele conhece a vidente Zeena Krumbein (Toni Collette) e o mentalista Pete Krumbein (David Strahairn). Como ele enxergou um oportunidade em se dar bem na vida, ele pede ao novo amigo que o ensine as técnicas do mentalismo.

Pete aceita, mas com algumas restrições. Isso porque ele não quer que suas habilidades  caiam em mãos erradas, para fazerem o mal… Coitado, mal ele sabe que seu pupilo ia fazer tudo ao contrário.

Mas Pete tem problemas com a bebedeira e acaba morrendo, após beber metanol. E Stan pega o livro de anotações do amigo, para se aperfeiçoar. E é durante uma batida policial no circo que ele tem a oportunidade de aplicar tudo que aprendeu. E não é que deu certo?

E após este episódio, Stanton começa a acreditar que descobriu o seu propósito. Com isso, ele resolve ir mundo à fora para realizar seu próprio show, mas precisaria de uma parceira. E é aí que ele convida Molly (Rooney Mara), uma garota do circo por quem está apaixonado e que enxerga um grande potencial.

Como Molly nutre o mesmo sentimento, ela aceita sua proposta. Assim, os dois seguem rumo a Nova Iorque para escrever uma nova história… Meu casal.

O Beco do Pesadelo (NIghtmare Alley, 2021) | Stanton Carlisle (Bradley Cooper) de Smoky preto  com os olhos vendados, no palco de seu show | Questão D
Bradley Cooper em O Beco do Pesadelo (Nightmare Alley, 2021)

Dois anos se passaram, e durante uma de suas apresentações, Stan conhece Lilith Ritter (Cate Blanchett), uma psicóloga clínica, que sacou de longe suas técnicas.

Com isso, Stan enxerga  uma oportunidade de ficar famoso dentro da elite de Nova Iorque, fingindo ser um médium, com a ajuda da psicóloga como sua aliada – visionário demais ele né?

E a proposta era a seguinte, Lilith seria responsável por indicar os serviço de médium de Taubaté aos seus pacientes, e em seguida entregaria as informações confidenciais de suas consultas a Stan. E não é que ela aceita? Mas com algumas condições, afinal tudo na vida tem seu preço. Né verdade?

Sendo assim, Lilith propõe que o médium de Taubaté seja seu estudo de caso. E com isso, ele precisa revelar todos seus segredos, em sessões de terapia. Os dois ficam de acordo e fecham essa parceria criminosa e antiética, marcando uma nova era de golpes na vida de Stan. Você está sentindo o cheirinho de B.O no ar? Então já sabe que vai dar ruim né?

Bom, agora que você conhece a estória de O Beco do Pesadelo, chegou a hora de analisar alguns pontos do filme. Então vem comigo.

Atenção!!!

O texto a seguir contém spoiler. Por isso, assista primeiro o filme e depois volte para esta análise. Caso você deseje prosseguir, fica por sua conta e risco. Tudo bem?

O Beco do Pesadelo e suas Metáforas

O Beco do Pesadelo (NIghtmare Alley, 2021) | Stanton Carlisle (Bradley Cooper) com uma maleta na frente e Lilith (Cate Blanchett) para atrás dele | Questão D
Cate Blanchett e Bradley Cooper em O Beco do Pesadelo (Nightmare Alley, 2021)

Se for pesquisar o significado da palavra Beco, você vai descobrir que se trata de uma rua escura, estreita e curta, e ás vezes sem saída. Já o pesadelo é um sonho perturbador que geralmente ligado a sentimentos negativos, como o medo.

E ao observar a jornada de Stanton Carlisle (Bradley Cooper), as peças do quebra-cabeça começam a se encaixar. E é aí que você descobre que o pior pesadelo de Stan é o trauma de ficar sozinho e abandonado.

Isso porque no passado, sua mãe fugiu de casa, junto de um homem que foi visitar sua família. Isso o abalou demais, porque ela era a única pessoa que enxergava seu talento para desenho. Inclusive, você descobre tudo isso durante uma conversar que Stan tem com Molly (Rooney Mara), que revela que sua mãe o inscrevia nos concursos de desenho, e sempre ganhava.

Vale lembrar, que o desenho, é uma espécie de terapia para Stan, pois este é o momento que ele coloca todas suas ideias para fora.

Assim, Stan além de perder sua mãe, perdeu todo o apoio e incentivo que tinha. Por isso, ele passou a culpar seu pai, por deixar que isso acontecesse. E por muito tempo ele alimentou um grande ódio pelo pai, ao ponto de provocar sua morte, quando o mesmo estava doente. Pesado né?

E agora que Stan está sozinho no mundo, ele passa a ser um sobrevivente, disposto a pegar todas as oportunidades que surgirem, até mesmo aquelas desonestas. Um exemplo disso, é quando ele começa a trabalhar no parque de diversões, e descobre os bastidores do horror.

Inclusive é bizarro quando você descobre toda verdade sobre a captura do “homem selvagem”. Quando Clem (Willen Dafoe) explica a Stan que a atração assustadora nada mais é que “pessoas em situação de rua” que são capturadas em becos, trilhos ou albergues, e que passam a sofrer torturas físicas e psicológicas pelos capatazes do circo.

Agora imagina como uma pessoa é capaz de lucrar em cima da vulnerabilidade dos outros e não sente culpa nenhuma? Nossa…

O Beco do Pesadelo (NIghtmare Alley, 2021) | Por que explora o lados sombrio do ser humano? | Pin do Artigo | Questão D
Salve este Artigo no Pinterest e fortaleça a comunidade que assise filmes e séries fora da caixa

E abrindo um parêntese aqui, é incrível como Willen Dafoe em pouco tempo de tela rouba a cena. Esse ator é tão perfeito que ele passa o asco de seu personagem. E particularmente gosto demais de seus trabalhos. Mas voltando ao segredo do “homem selvagem”…

É importante reforçar que Stan não aprova os métodos utilizados por Clem. Inclusive, há momentos que ele sente pena das vítimas. Além de ficar bastante assustado quando precisa abandonar um deles na rua, por estar doente. Mas apenas se preocupar, não é o suficiente né meu questionander

Afinal, Stan sabe toda a verdade, então isso o torna cúmplice. Mas lembra que falei no inicio do tópico que Stan é um sobrevivente? E isso fica muito bem ilustrado quando Clem diz a ele:

Se você for bem em ler as pessoas, é porque aprendeu quando criança, a estar um passo à frente daquilo que te atormenta.

Clem Hoately (O Beco do Pesadelo, 2021)

Você percebe como Stan está em volta de valores totalmente distorcidos sobre a vida? Agora imagina tudo isso somado com os seus traumas do passado que estão adormecidos? Nem preciso dizer o quanto isso é prejudicial até mesmo em suas relações.

Como no caso de seu amigo e mentor Pete Krumbein (David Stahairn). Afinal, Stan foi resposável por sua morte, ao dar metanol para seu amigo beber. Isso porque Stan enxergava nele a figura do pai, já que ele o considerava um perdedor por “ter as cartas nas mangas, mas as desperdiçava”. Ou seja… Ideias problemáticas demais.

Mas não podemos esquecer um frase memorável de Pete, antes de morrer. Provavelmente ele já imaginava que isso aconteceria, ao flagrar Stan tentando pegar seu caderno enquanto ele dormia. E como todo mentor comprometido, ele resolve passar sua última lição ao seu pupilo com as seguinte frase.

Quando um homem acredita em suas próprias mentiras. Começa a crer que tem o poder. Ele fica inebriado, porque acredita que tudo é verdade.

Pete Krumbein (O Beco do Pesadelo, 2021)

Ou seja, se Stan optar em seguir um caminho de mentiras, ele terá consequências terríveis e que se arrependerá pelo resto de sua vida… O famoso “Você vai ter aquilo que merece”…

Eu não sei você, mas eu achei essa parte inicial da jornada de Stanton Carlisle um pouco arrastada. Por mais necessária que ela seja para você entender a “origens” e seus “valores”, acho que algumas cenas poderiam ser encurtadas.

Como por exemplo, certos diálogos que ele tinha com Molly (Rooney Mara), eu imaginei seria um complemento lá na frente, mas não… foi só para encher linguiça mesmo. Guillermo Del Toro, eu te amo mas… não tem como te defender nessa… Mas é vida que segue. Então vamos ao próximo tópico.

Stanton Carlisle e a Última Carta do Tarô

O Beco do Pesadelo (NIghtmare Alley, 2021) | Zeena (Toni Collette) sentada em um sofá na frente e atrás Bruno (Ron Perlman) e The Major (Mark Povinell). Todos com uma taça de bebida na mão | Questão D
Toni Colette, Ron Perlman e Mark Povinelli em O Beco do Pesadelo (Nightmare Alley, 2021)

Como todo estória sobre escolhas erradas, lógico que não poderia deixar de ter aquele momento astrológico, em que o protagonista é alertado sobre seu destino, caso pegue o caminho errado. Inclusive, é a minha parte favorita do filme, depois do golpe principal de Stan – que vamos falar daqui a pouco.

Mas antes, eu preciso fazer algumas considerações para contextualizar alguns pontos mencionados no filme.

E uma delas é o fato de Zeena (Toni Collette) fazer leituras de tarô e não ser médium. Bom, caso você não saiba, o tarô é uma arte combinatória, e ela se conecta com a energia de quem está se consultando, também conhecido como consulente. Por isso, o tarólogo além de conhecer os significados de cada uma das cartas, ele interpreta a sequência formada e repassa ao seu consulente.

Mas Dandy por que você está explicando isso?

Como mencione o inicio do tópico, isso é apenas para você entender dois momento do filme. O primeiro deles é quando Zeena explica que sempre que ela precisa, ela consulta o tarô para tomar uma decisão. E o segundo é o fato de Stan não acreditar em Zeena, por ela ser médium – quebra-cabeça difícil esse né? Porque ele também não é medium e finge ser um. Enfim a hipocrisia né?

Vale lembrar que tarô não é uma sentença, e sim uma orientação, mas você tem seu livre-arbítrio para seguir qualquer caminho. Por isso que Zeena diz a Stan que:

Stan… é só decidir o que fazer. Não existe cartas ruins.

Zeena Krumbein (O Beco do Pesadelo, 2021)

E só para fechar o assunto, recomendo você pesquise no youtube, alguns canais relacionados ao tarô. Pois assim, você vai ter uma visão geral sobre o assunto e descobrir que existem diversos tarólogos, com suas respectivas crenças. Dê uma olhada, depois volte aqui para me dizer o que achou. Mas voltando a nossa análise.

O Beco do Pesadelo (NIghtmare Alley, 2021) | Três Cartas de tarô em cima da mesa. Carta 01: A Torre, Carta 02: O Enamorado, Carta 03: O Enforcado | Questão D
O Beco do Pesadelo (Nightmare Alley, 2021)

Zeena alerta Stan, e diz que ele está correndo perigo e que precisa tomar uma decisão urgente. Caso o contrário ele ficará preso em uma armadilha pelo resto de sua vida. E abrindo novamente um parêntese aqui, preciso falar que a interpretação da sequência apresntada no filme , não corresponde 100% com o significado real das cartas. Okay?

Eu falo isso porque sou um estudate de tarô, e tanto um iniciante, como um veterano vai perceber esse detalhe, ao assistir o filme – inclusive se você é um questionander tarólogo, deixe seu comentário no final deste artigo.

Mas esse detalhe não invalida a estória, até porque tudo está realacionado com o contexto do filme.

Mas para variar Stan não dá ouvidos ao alerta da amiga, pois ele tem a plena convicção de que não deve se preocupar com isso. Afinal, desde morte do pai e do amigo Pete, ele se sente no controle de tudo e de todos, principalmente depois que conheceu Lilith, que o ajudou a aprimorar seus golpes.

E você reparou que a postura de Carlisle se aproxima com o nosso cotidiano? Quem nunca esteve no papel do amigo que alerta, ou então que não aceita seus conselhos? Inclusive, já reparou que muitos de nós não costumamos dar ouvidos a quem é próximo da gente? E só depois que a gente quebra a cara, que a nossa ficha cai? Mas quem sou eu para julgar né?

E volta o cão arrependido que se diz né?

Mas tem uma detalhe… quando você tem família e amigos para se desculpar e recomeçar, esta tudo certo. Mas e quando você abandona todo mundo que nem o Stan? Como é que faz?

Vem comigo que esse é o próximo assunto do tópico seguinte!

Stanton Carlisle, Você Nasceu para Isso…

O Beco do Pesadelo (NIghtmare Alley, 2021) | Stanton Carlisle (Bradley Cooper) ao lado de Ezra Grindle (Richard Jenkins), cena à noite | Questão D
Bradley Cooper e Richard Jenkins em O Beco do Pesadelo (Nightmare Alley, 2021)

Uma cena que merece destaque, é a visão de Stanton Carlisle e Lilith Ritter (Cate Blanchett) sobre como manipular as pessoas. Enquanto o Carlisle diz que o segredo é tocar na ferida das pessoas para você  ter o que quer. Lilith diz que o segredo está em descobrir os medos das pessoas para lucrar em cima deles.. Ou seja, o golpe tá aí, cai quem quer.

Vale lembrar que ambos personagens são  sobreviventes, com percepções e vivências diferentes. E isso fica mais evidente, no momento que cada um mostra suas marcas: Stanton com os reflexos de seus medos e traumas, e Lilith suas cicatrizes no corpo. Além disso, você descobre que enquanto um age de forma emocional e outro age de forma racional. E adivinha quem ganha essa briga?

Isso mesmo, Lilith!

Até porque ela dá  uma bela puxada de tapete em Stan. Afinal, ela descobriu todos seus medos, então já  tem todas as ferramentas possíveis para manipular todas as evidências e colocar a culpa no médium de Taubaté. Apesar de Stan ser detalhista e se prender a resultados superficiais, ele não tem a mesma astúcia de Lilith. Coitado iludido… ele acreditou que tinha o controle tudo mesmo…? Tsc, tsc, tsc…

Agora cá entre nós, o golpe que ele planejou aplicar em Ezra Grindle (Richard Jenkins), era cheio de falhas. Onde já se viu simular uma materialização de uma pessoa morta, e colocar a vida de outro em risco, e ainda achar que vai dar certo? A arrogância mandou lembranças aqui viu?

O Beco do Pesadelo (NIghtmare Alley, 2021) | Molly (Rooney Mara) no meio do jardim com vestido branco e manchas de sangue falso, cena á noite e nevando | Questão D
Rooney Mara em O Beco do Pesadelo (Nightmare Alley, 2021)

Mas calma que a estória só piora!

Porque Ezra investiu uma grana pesada para que Stan materializasse o espirito de Doris Mae Cable, que morreu após ser obrigada a interromper sua gravidez.

Só até aqui, você já imagina o delírio que foi esse plano né? Inclusive até me admirei que Stan conseguiu convencer Molly a se vestir de Doris e ir adiante com essa loucura. Mas como isso não corresponde a essência da garota, ela cai fora. Errada ela não tá.

Inclusive existe uma frase de um filósofo que complementa muito bem aqui o perfil de Molly, que é:

Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses.

Sócrates

E é incrível como ela se encaixa perfeitamente com o final do filme. Afinal Stanton percebeu que cometeu o maior erro em sua vida, acreditar em suas próprias mentiras. Inclusive Pete o avisou que “quando as mentiras acabam, a face de Deus está lá encarando-o”. Ou seja, toda escolha tem uma consequência.

E num piscar de olhos Stan passou de um golpista de sorte, para um homem desiludido e dependente do álcool. Inclusive, requisitos necessários para assumir o posto de um “homem selvagem” no circo.

Você lembra que no passado esta foi a primeira atração que ele viu no circo de Clem? Quem diria que naquele momento ele estava encarando de frente o seu destino final…

Será que na vida real esse final seria diferente? Se você fosse Stanton o que faria de diferente? Me conta nos comentários ao final deste artigo.

O Beco do Pesadelo (NIghtmare Alley, 2021) | Stanton Carlisle (Bradley Cooper) andando no campo e atrás uma casa pegando fogo  | Questão D
Bradley Cooper em O Beco do Pesadelo (Nightmare Alley, 2021)

Vale lembrar que O Beco do Pesadelo (2021) de Guillermo Del Toro, é uma remake de O Beco das Almas Perdidas (1947) de Edmund Goulding. E ambos foram inspirado no romance O Beco das Ilusões Perdidas (1946) do autor William Lindsay Gresham. Apesar dos títulos serem diferente, preciso dizer que tudo é uma questão de tradução, pois no original todos levam o mesmo nome, Nightmare Alley. Qual você nome você prefere?

Você assistiu O Beco do Pesadelo (NIghtmare Alley, 2021)? Como foi sua experiência com o filme?

Vale lembrar que o filme está concorrendo ao oscar de 2022 nas categorias de Melhor Filme, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte e Melhor Figurino. Será que ele ganha algumas delas? Deixe seu comentário.

Compartilhe este post em grupos de whatsapp e telegram, e ajude a aumentar nossa comunidade que assiste filmes e séries fora caixa.

Te vejo no próximo post 😉

Compartilhe:

Picture of Dandy Souza

Dandy Souza

Web Designer e Videomaker. Sou um caçador de "easter eggs"e ativista da cultura pop. Criei o "Questão D" para mostrar que sci-fi, terror e o suspense são gêneros que além de entreter, têm um papel social interessante e fora da curva.Seja bem-vindes, porque o Questão D tá On!
plugins premium WordPress